Olá!!! Seja bem vindo!!!
O propósito desta página é dilvulgar um pouco dos meus trabalhos junto ao mundo das histórias em quadrinhos, ilustrações, pinturas... enfim, minha trajetória e trabalhos como desenhista.
Entre, COMENTE e fique a vontade!!!


Dicas de Desenho - Corpo Humano

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Um leitor do blog me pediu para esclarecer algumas dúvidas a respeito do desenho da figura humana, então resolvi colocar aqui algumas dicas de como desenhar um personagem, visto de frente, em suas proporções.

Leia as dicas e acompanhe na ilustração abaixo:


1º.

Em primeiro lugar deve-se ter em mente que a altura média da figura humana adulta é proporcional ao tamanho de 8 cabeças. Ou seja temos que dividir o desenho em oito partes iguais, cada uma dessas partes com o mesmo tamanho da cabeça do personagem.

2º.
Definida a altura do personagem e dividido em oito módulos iguais, traçe uma linha vertical do primeiro ao último módulo. Esta linha será a linha central do seu desenho, usada para determinar o centro do seu personagem.



3º.

Sabendo então que a altura da cabeça já está determinada pelo tamanho do módulo, definimos a largura, que será 3/4 da altura. Por exemplo: Se você definir que no seu desenho a altura da cabeça será de 4cm (e consequêntemente cada módulo terá 4cm) então a largura será de 3cm. Para determinar a posição da cabeça dentro do módulo use a linha de centro, que deve cruzar exatamente na metade. (ver o módulo 01 na figura)

OBS.: Para quem não sabe trabalhar com frações, deve-se dividir o tamanho do módulo pelo denominador da fração (o número que está abaixo do traço) e depois multiplicar o resultado pelo numerador (o número acima). No exemplo citado a conta ficaria assim: 4cm ÷ 4 = 1 1 x 3 = 3cm


4º.

A largura de cada ombro será de aproximadamente o tamanho do módulo. Neste caso 4cm. Eles devem ser desenhados na parte superior do segundo módulo. Os braços se estedem desde os ombros até a parte inferior do quarto módulo, ou seja, na altura dos quadris. Mas deixe para desenhá-los depois de ter feito todo o tronco.

5º.

O tamanho do tórax equivale a 3/4 do módulo. Essa medida deve ser repetida para cada lado da linha central do desenho. O tórax ocupa o módulo 02. Na figura feminina, para desenhar os seios, faça dois circulos exatamente entre as linhas do segundo e terceiro módulos (o tamanho do círculo vai determinar o tamanho dos seios). Esses círculos devem estar próximos da linha central, mas não devem tocá-la.

6º.

Em seguida, a cintura deve possuir o tamanho de meio módulo para cada lado do corpo. A cintura deve ser desenhada na parte inferior do módulo 03. Este módulo, unido ao tórax, forma o abdomem do personagem.
7º.
O quadril, na figura masculina, tem a mesma largura do tórax. Na figura feminina ele é mais largo, tem a proporção de 7/8. Está posicionado no meio do módulo 04 do desenho.
8º.
Os módulos 05 e 06 correspondem às pernas, mas antes de desenhá-la defina a posição dos joelhos. Estes tem a largura de meio módulo e se localizam entre o sexto e o sétimo módulo.
9º.
A parte inferior das pernas ocupa o último módulo, e tem largura de 1/3 do mesmo.
10º.
Ainda no módulo 08, os pés vistos de frente, tem largura de meio módulo e tem formato de um triângulo. Ocupam a base do módulo.



Após determinar as medidas do personagem e desenhar o corpo com formas simples, refine o traço desenhando as curvas e dando volume ao seu desenho.


Lembre-se que isso é apenas um exercício para você se acostumar com as proporções do corpo humano. Procure fazer esse desenho em diferentes tamanhos e depois tente dar movimento à figura, mexendo braços e pernas e modificando a pose do personagem.


Espero que essas dicas possam ser úteis, e não esqueça que só há uma forma de melhoras seus desenhos: desenhar, desenhar, desenhar e desenhar...





3 Comentários:

Jonathan Pires disse...

Fala, Diego!
tava sumido, cara!!

Muito boas essas dicas, cara!!
Tu explicou muito bem!!



Ps.: Eu sai daquela fase ruim!! sauhuhsauhsa

Abração!!

Jean C. disse...

Fala Diego

Rapaz, esta dúvida é comum para quem está começando e até mesmo nós que esquecemos de algo. Muito legal eplicar tão detalhadamente, parabéns. Sobre o Street Fighter, pensa aê. É uma divertida brincadeira e um ótimo treino sobre criação de personagens.

Abraços quadrinísticos

Anônimo disse...

LEGAL

Postar um comentário